Esta simulação mostra dois pêndulos acoplados por uma mola que tem uma constante pequena (acoplamento fraco). Para esse sistema temos como caracterísico que a energia de oscilação se movimenta permanentemente de um sistema para outro.
O botão "Reinício" leva o sistema à sua posição inicial. Com o outro botão você pode começar ou parar e continuar a simulação. Se a opção "Câmara lenta" for selecionada, o movimento ficará cinco vezes mais lento. É possível alterar as posições iniciais dos dois pêndulos utilizando os campos correspondentes. Um ângulo positivo (negativo) significa uma elongação para o lado direito (esquerdo).
Você pode obter os seguintes sistemas harmônicos:
Se você escrever 0° em um dos campos para a posição inicial, toda a energia de oscilação será alternadamente transferida para um dos pêndulos: o pêndulo que atingir primeiro a posição central oscila com uma amplitude sempre crescente, enquanto que a amplitude do outro pêndulo decresce. Depois de um tempo haverá um momento em que somente o primeiro pêndulo mencionado oscilará; o outro ficará parada na posição central. Depois, o processo começa novamente com as funções invertidas, e assim por diante.
![]() |
Applets de Física |
URL: http://www.walter-fendt.de/ph14br/cpendula_br.htm
© Walter Fendt, 1998-07-05
© Traduzido por: Antonio F. de Moraes Filho, Miriam G. de Castro e Juliana M. Marques Giordano - CEPA
Última modificação: 2003-01-20